Cocada de maracujá

Tarde de sábado, vontade de comer um docinho, coco e maracujá na geladeira e... Vamos fazer uma cocada!
Nunca tinha feito e procurei no google uma receita que fosse fácil, rápida, com “cara” de gostosa e encontrei essa.
Ela é diferente das cocadas que eu já comi, ela fica mais úmida e por levar um maracujá inteiro para 300 gramas de coco, tem bastante semente. Você morde e elas fazem crec crec, uma delícia só!
A única modificação que fiz foi colocar ½ xícara de água porque eu fiquei com medo do suco do maracujá secar antes dos dez minutos de cozimento. Na minha opinião não interferiu em nada.

Cocada de maracujá


Ingredientes:

300grs de coco ralado fresco
3/4 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de polpa de maracujá (com sementes)
½ xícara de chá de água

Leve ao fogo baixo, a polpa de maracujá com as sementes, o açúcar e a água. Cozinhe de 7 a 10 minutos até que o açúcar derreta. Acrescente o coco e sem parar de mexer cozinhe por mais ou menos 10 minutos ou até que todo o liquido tenha secado mas a cocada esteja úmida.
Separe porções de cocada e coloque em uma assadeira ou prato untado com margarina.*
Deixe esfriar para que ela endureça um pouquinho e os flocos de coco se unam. Pode ser guardada na geladeira se preferir.


* eu peguei porções da cocada com uma colher, coloquei na assadeira e com a mão fui modelando-a, mas a Verena deu a seguinte dica para modelar a cocada: Com duas colheres, usei de sobremesa, faça movimentos como se fosse fazer bolinho de arroz ou bacalhau. Muito obrigada Verena por dividir essa receita conosco e autorizar a sua publicação aqui na Especiarias.


Um comentário:

  1. Adoro cocada de maracujá mas nunca fiz. Parece bem fácil, vou tentar.
    Já os brigadeiros eu já mandei um e-mail para ganhar.
    Lindo o seu blog. Parabéns!
    Abraços, Júlia

    ResponderExcluir