Merengue de chocolate ao creme de morangos

Difícil achar alguém que não goste de morangos com chantilly, ainda mais com finas lâminas de chocolate... 
Achei que ela seria uma sobremesa perfeita para agradar o meu marido e acertei. Ele adorou!

merengue de chocolate ao creme de morangos


Ingredientes:
250gr de chocolate em barra
300ml de creme de leite fresco*
4 colheres (sopa) de açúcar
400gr de morangos
1 ramo de hortelã
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Pique o chocolate e derreta-o numa vasilha metálica em banho-maria. Espalhe-o sobre uma folha de papel-manteiga com o auxílio de uma espátula, de modo a obter uma placa fina e regular. Deixe esfriar.**
Enquanto isso, bata o creme de leite com o açúcar. Lave e seque os morangos, pique a maior parte deles em cubos pequenos. Corte os demais em gomos no sentido do comprimento e reserve-os para a decoração. Misture os morangos picados com o creme batido em chantilly, mexendo delicadamente de baixo para cima para manter a aeração.
Com uma faca fina ligeiramente aquecida, corte a placa de chocolate em 16 retângulos de 8x12. Coloque o primeiro retângulo de chocolate sobre o prato de servir e cubra com o creme de chantilly com morangos. Continue da mesma maneira até terminar todos os ingredientes, formando um mil-folhas com camadas de chocolate alternadas com o creme de chantilly com morangos.
Finalize com uma placa de chocolate e decore a superfície com os gomos de morango. Salpique com açúcar de confeiteiro e enfeite com folhas de hortelã lavadas e secas.


*Usei creme de leite pasteurizado.
** Se preferir derreta o chocolate no micro-ondas em potência média. Eu fiz as lâminas de chocolate derretendo o mesmo e temperando-o. Levei à geladeira para endurecer. Uma receita inteira, segundo a publicação, serve 4 pessoas.

Fonte: Livro Bolos, Merengues e Tortas Doces, coleção A Grande Cozinha.

2 comentários: