Tortinha de morango

Engraçado como as coisas mais simples podem nos fazer passar o dia com um sorriso de orelha a orelha. Foi assim que eu fiquei quando fiz essas tortinhas.
Tenho uma verdadeira adoração por elas e passo até longe da padaria para não cair em tentação.
Sempre pensei em fazê-las mas não tinha a forminha. Dia desses ganhei do meu marido e a desculpa não existia mais. Então só faltava tomar coragem porque mil coisas passavam na minha cabeça como: a massa vai ficar horrível, não vai dar certo, vou errar o ponto...
O meu marido até já tinha me dito que não iria comer porque não gosta muito (acho que ele já tinha inventado essa desculpa no caso do negócio desandar) mas para a minha felicidade tudo ficou delicioso e ele quis comer mais do que uma. Fiz metade da receita e me rendeu 5 tortinhas de 10 cm de diâmetro.
Posso afirmar que a massa superou todas as minhas expectativas, ficou deliciosa, parecia um biscoitinho amanteigado.
Eu peguei a receita da massa daqui e devo agradecer imensamente pelo sabor.


tortinha de morango


Ingredientes:

Para a massa:
180gr de manteiga em temperatura ambiente
40gr de açúcar de confeiteiro
2 gemas
250gr de farinha de trigo
25ml de água

Para o recheio:
1 lata de leite condensado
A mesma medida da lata de leite2 colheres (sopa) de amido de milho
2 gemas
Gotas de baunilha a gosto
1 bandejinha de morangos higienizados e cortados ao meio (sentido do comprimento)

Para a geléia de brilho (receita daqui) **
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de amido de milho
Corante vermelho para dar cor***
Coloque o açúcar, a água e o amido em uma panela pequena e leve ao fogo até engrossar. Desligue o fogo e acrescente o corante. Misture bem e deixe esfriar antes de utilizar.

Comece fazendo a massa da tortinha. Bata a manteiga na batedeira durante 3 a 5 minutos até que fique com uma textura cremosa. Adicione o açúcar e bata novamente só até misturar. Acrescente as gemas e a água e bata novamente até ficar uma mistura homogênea.
Peneira farinha em uma superfície de trabalho e faça um buraco no meio. Despeje a mistura de manteiga no buraco e incorpore a farinha gradualmente até formar uma massa. Sove várias vezes com a palma da mão até ficar homogêneo.
Leve a massa para descansar na geladeira durante 3 a 4 horas. Depois desse descanso abra a massa com auxilio de um rolo de macarrão em uma superfície enfarinhada. Deixe a massa com uma espessura de 5 mm.
Forre as forminhas com a massa e leve novamente à geladeira de 2 a 3 horas.
Pré-aquela o forno a 180º C. Recorte quadradinhos de papel alumínio na quantidade das forminhas de torta e unte a parte brilhante com margarina. Coloque o papel alumínio com a parte untada em cima das tortinhas e leve para assar durante 20-25 minutos ou até que fiquem douradinhas. *

Para o recheio, coloque em uma panela todos os ingredientes (menos a baunilha e os morangos) e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Desligue o fogo, adicione a baunilha e misture. Deixe esfriar.
Recheie cada tortinha com o creme e coloque os morangos em cima. Passe a geléia de brilho com pincel e nas bordas polvilhe castanha de caju triturada.
Leve para gelar antes de
consumir.


* como a receita ainda recebia um recheio que assava junto com a massa, eu precisei de 35 minutos de forno para que a massa da minha tortinha ficasse assada.
** se quiser adquira a geléia de brilho já pronta nos supermercados ou em lojas de produtos para confeitaria.
*** não usei, a minha ficou incolor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário