Empada de palmito

Gosto demais de empada e essa é sempre a minha escolha quando vou comer salgados. Outro dia comi uma empada que no lugar dos palmitos havia chuchu. Pôxa, está certo que eu gosto de chuchu, mas esperava comer palmito, né? Para não dizer que não tinha palmito, tinha meia dúzia de rodelinhas.
Criei um certo trauma de fazer empadas porque a primeira que eu fiz, a massa fritou na sua própria gordura. Essas coisas eu só conto para os meus amigos (vocês, claro!). Naquele dia eu prometi que não usaria mais gordura vegetal hidrogenada e não é que “fuçando” na internet achei essa receita.
A empada ficou deliciosa e cheinha de pedaços generosos de palmito. Estou até pensando em mandar o link para a moça das empadas de chuchu :P


empada de palmito


Ingredientes:

Para a massa:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa, rasa) fermento em pó
1 colher (chá) sal
2 ovos inteiros
200g manteiga em temperatura ambiente
1 ovo para pincelar

Para o recheio:
4 colheres (sopa) azeite
4 dentes de alho amassados*
1 cebola bem picadinha2 tomates (sem pele) picados**
1 vidro de palmito picado
½ xícara (chá) azeitonas (verdes ou pretas) picadas
cheiro-verde picado
½ copo leite
1 colher (sopa) farinha de trigo
sal a gosto

Faça o recheio colocando em uma panela o azeite e dourando as cebolas e os alhos. Junte os tomates e deixe refogar um pouco. Dissolva a farinha de trigo no leite.
Adicione os palmitos, as azeitonas, o cheiro verde e o leite, misturando até ficar cremoso. Salgue e reserve.
Para fazer a massa peneire a farinha e o fermento para uma tigela, faça uma cova no centro, adicione sal, os ovos e a manteiga e amasse com um garfo até juntar todos os ingredientes. Passe para a mesa polvilhada de farinha, amasse um pouco e abra com um rolo***. Forre uma forma com a massa, espalhe o recheio e cubra com massa. Pincele com ovo batido e leve ao forno médio pré-aquecido (180ºC) para assar.

Eu fiz 4 empadas individuais usando forminhas de 12cm de diâmetro. Elas assaram em 35 minutos.


*Usei um dente de alho.
** não coloquei os tomates no recheio.
*** Deixei a massa descansar uns 20 minutos na geladeira antes de fazer as empadas.


6 comentários:

  1. descobri o blog ontem, ameiiii, já linkei e visitei de novo hehehe :)

    bjins

    ResponderExcluir
  2. Oi Tchella, o seu comentário deixou o meu dia muito mais gostoso.
    Um beijão para você e para o neném que está para chegar.

    ResponderExcluir
  3. Oi, amei a receita. Fácil de fazer e ainda dá para colocar recheio mais líquido. É possível fazer sem ajuda, porque eu não tenho força para sovar a massa e essa na hora que já começa a passar o garfo ela pega liga. Tudo bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Que gostoso ler isto! Obrigada por me contar, pois eu fico muito feliz ao saber que alguém fez uma receita publicada aqui e gostou.
      Beijo e uma ótima semana para você.

      Excluir
  4. Hum de repente mr bateu uma vontade enorme de comer empadinha,aqui na França ñ encontrei,mas essa receita é maravilhosa! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!
      Tipo que morri de inveja agora... Que país lindo para se viver!
      Essa receita você pode fazer porque é ótima. Sempre que vou fazer empada ou empadão, eu uso essa massa.
      Beijinhos doces para você.

      Excluir