Croissants

Croissant me lembra um pouco a minha infância. Sabe quando junta tudo que é gostoso numa tarde só? Era mais ou menos assim; um lanche da tarde gostoso e as pessoas que você mais adora reunidas. 
Brinquei muito de Jaspion e Barbie com a Jú e o Rafa, enquanto a minha mãe conversava com a tia Helena e fazia croissants.
Não quis pedir a receita do croissant dela porque eu acho que ele deve ficar apenas nas lembranças dessas tardes gostosas e também porque, um dia desses, eu ainda vou pedir para ela uma fornada só para poder matar a saudade. Tá bom, eu confesso: Não conseguiria fazer igual, porque comida de mãe é sempre comida de mãe!
A receita desses croissant é do livro O livro dos pães, de Sara Lewis. Se você tiver uma máquina de fazer pão fica ainda mais fácil. Caso contrário basta sovar um pouquinho a massa e o resultado será um delicioso croissant e um cheiro gostoso na sua cozinha.

croissants


Ingredientes:
3 2/3 xícaras de farinha de trigo – 400g
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar refinado
2 colheres (chá) de fermento seco instantâneo
½ xícara + 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente – 150g*
1 ovo batido
¾ xícara de água – 175 ml
1 gema de ovo para pincelar

Para fazer manualmente:

1- Coloque a farinha em uma tigela e, mexendo, acrescente o sal, o açúcar e o fermento. Junte 25g (2 colheres de sopa) da manteiga e friccione com as pontas dos dedos até que a mistura fique com a aparência de migalhas de pão finas. Mexendo, acrescente o ovo batido e a água morna suficiente para formar uma massa macia.
2- Sove bem sobre uma superfície levemente enfarinhada por 5 minutos, até que a massa fique macia e elástica. Coloque a massa de volta na tigela, cubra com plástico filme besuntado com óleo, sem apertar, e deixe em local quente para crescer até que ela fique com o dobro do tamanho.
3- Enquanto isso, abra o restante da manteiga com um rolo, entre duas folhas de papel á prova de gordura, até formar um retângulo de 30x7 cm. Coloque no freezer por 10 minutos.
4- Coloque a massa de volta sobre a superfície levemente enfarinhada, sove bem, e abra com um rolo até formar um retângulo com certa de 2,5 cm a mais que o retângulo de manteiga, tanto na largura como no comprimento.
5- Retire o papel da manteiga e coloque-a sobre a massa. Dobre a terça parte inferior da massa para cima, sobre a manteiga, e depois a outra terça parte para baixo, sobre a terça parte inferior. Gire a massa em 90º e repita o processo de abrir e dobrar.
6- Embrulhe a massa em papel à prova de gordura e resfrie por 10 minutos. Repita o processo de abrir e dobrar duas vezes, girando a massa depois de cada dobra. Resfrie a massa por mais 20 minutos, abra e dobre mais duas vezes. Resfrie novamente por 20 minutos.
7- Abra a massa formando um retângulo de 25x37 cm. Corte em 6 quadrados e depois corte cada quadrado ao meio, formando 2 triângulos. Enrole os triângulos e coloque-os em uma assadeira untada. Cubra com plástico filme besuntado com óleo, sem apertar, e deixe em local quente por 45 minutos.
8- Retire o plástico filme e pincele os croissants com a gema de ovo misturada com uma colher (sopa) de água. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos ou até dourar.

Para fazer na máquina:
Coloque dentro da forma a água fria, 25g (2 colheres de sopa) da manteiga, cortada em pedaços, e o ovo batido. Com uma colher, coloque a farinha por cima, depois o sal e o açúcar. Faça um furo no centro da farinha e coloque o fermento dentro dele.
Selecione o programa de massa e depois que ela tiver dobrado de tamanho continue a partir do passo 3.

A receita diz que rende 12 unidades mas eu só consegui 10.

Algumas alterações:

* Usei 200gr de margarina para culinária Doriana.
Para que os croissants fiquem com mais voltinhas, eu fiz da seguinte forma:
Dividi a minha massa em duas antes de abri-la. Com o auxilio de um rolo de macarrão eu abri cada metade formando um quadrado de 26 cm de lado. Dividi em dois retângulos e cada retângulo eu cortei ao meio formando dois triângulos. Fica como uma fatia de pizza.
Enrole os triângulos a partir da base em direção as pontas. E com um pouquinho da clara do ovo grude a ponta do croissant.

Nenhum comentário:

Postar um comentário